Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Fóssil do ancestral mais antigo dos mamíferos com placenta




Foi encontrado um fóssil do mais antigo dos animais com placenta, na província de Liaoning , nordeste da China; trata-se do Juramaia sinensis (*), de 160 milhões de anos. O fóssil foi encontrado com boa parte do esqueleto e restos de pêlos.
Com a descoberta, houve uma alteração na data de separação entre mamíferos placentários dos marsupiais e dos monotremados (mamíferos que botam ovos).
Os autores do trabalho (coordenados pelo paleontólogo Zhe-Xi Luo, do Museu de História Natural Carnegie, em Pitsburgh, nos Estados Unidos) descobriram, com a descoberta desse fóssil, que a divisão ocorreu há 35 milhões de anos antes do imaginado.
A pesquisa trás informações de que o animal era mais próximo dos placentários vivos hoje em dia do que os mamíferos da família dos cangurus, devido à análise da arcada dentária e dos ossos das patas dianteiras.
Os membros dianteiros revelam que o animal era adaptado para escaladas, e como no período Jurássico a maioria dos mamíferos vivia no solo, pesquisadores chineses acreditam que a habilidade de subir em árvores pode ter originado dessa separação dos placentários.

(*)