Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Encontrado fóssil praticamente intacto



Foi descoberto, na Alemanha, o fóssil completo de um terópode jovem, incluindo penas e pele preservadas. O fóssil foi apresentado por cientistas da Baviera coleções paleontológicas e geológicas (BSPG) em Munique, Alemanha.
Cientistas o descrevem como o esqueleto mais bem preservado da Europa, cerca de 98% do fóssil estava intacto.
Darren Naish, paleontólogo da Universidade de Southampton, diz que o dinossauro parece ter pernas proporcionalmente mais curtas, e uma cauda mais longa, que tem sido visto em outros terópodes similares.
Naish explica: “Houve sugestões recentes de que alguns dinossauros eram tão juvenis, anatomicamente diferentes para adultos, que ocupavam nichos ecológicos diferentes. A diversidade de espécies de dinossauros parece ter sido menos do que seria de esperar, e uma razão para isso poderia ser que os indivíduos de uma única espécie ocupa múltiplos nichos diferentes ao longo da sua vida.” 

sábado, 22 de outubro de 2011

Tamanho real do Tyrannosaurus Rex



Uma equipe de cientistas descobriu que o Tyrannosaurus Rex era maior e mais pesado do que se esperava, cerca de 30 % a mais do esperado (nove toneladas) e media 3,5 metros de altura e 13 metros de comprimento. Um dos principais redatores, Peter Makovicky, afirma: “Sabíamos que ele era grande, mas um aumento de 30% em seu peso é algo inesperado.”
As pesquisas anteriores eram realizadas com base apenas nos esqueletos, o que acarreta mais erros, porém, nessa pesquisa foi utilizado o método digital para calcular a massa corporal dos dinossauros.
Com essa pesquisa, destacaram-se três modelos de dinossauros: os bem alimentados, os desnutridos e os obesos. Uma das participantes da pesquisa afirma: “Isso permite evitar escolher um resultado de forma arbitrária.”
Os estudos também revelaram que o Tiranossauro crescia duas vezes mais rápido do que o esperado; isso ocorria devido a sua agilidade. Ao crescer, o torso se alongava, ficando mais pesado, enquanto suas extremidades permaneciam leves, deslocando o centro de gravidade para frente. 

domingo, 16 de outubro de 2011

Mudança na evolução dos mamíferos



Um estudo divulgado pela revista Science revela que os mamíferos evoluíram há cerca de 80 milhões de anos, e não depois da extinção dos dinossauros.
Um dos autores da pesquisa, Eduardo Eizirik, afirma: “Apesar dos mamíferos terem a mesma idade dos dinossauros, a ideia que se tinha era de que a diversificação dos mamíferos teria acontecido com a extinção dos dinossauros ou após este momento. Os principais grupos de mamíferos já estavam formados antes dos dinossauros desaparecerem, e a diversificação entre os principais grupos teria ocorrido em lugares diferentes do planeta.”
Os pesquisadores analisaram dados moleculares de 164 espécies, analisando os tempos de divergência entre famílias de mamíferos (95% das famílias hoje reconhecidas).
A equipe estudou o sequenciamento de DNA, e verificaram que o pico de diversificação dos mamíferos aconteceu no período chamado Revolução Terrestre do Cretáceo.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fósseis de crocodilos do Brasil


A revista Scientific American Brasil publicou uma reportagem sobre Crocodilos Brasileiros da Era dos Dinossauros, de Felipe Mesquita de Vasconcellos (responsável pelo blog), Ismar de Souza Carvalho, Thiago da Silva Marinho e Reinaldo José Lopes.
De acordo com registros fósseis, a postura semiereta dos crocodilomorfes é uma modificação do padrão original ereto, como mostram os crocodilos do Cretáceo brasileiro. Animais modernos dão uma idéia de como seria um crocodilo ou jacaré que andasse em solo seco. Há ainda, características de animais modernos que ajudam a entender mais sobre essa idéia, como construções de tocas em margens de rios, lagoas, ou apenas buracos no substrato.

(*)foto: Construção virtual do Montealtosuchus arrudacamposi: modelos em 3d ajudam a testar hipóteses sobre a locomoção de espécies.

domingo, 9 de outubro de 2011

Gigantes da Era do Gelo

Shoppings do Rio de Janeiro exibiram uma exposição de animais que viveram na era do gelo.
Para saber quando a exposição estará na sua cidade, basta clicar no link: http://www.gigantesdaeradogelo.com.br/

URSO-DAS-CAVERNAS – Ursus spelaeus













GLIPTODONTE – Glyptodon

















AUROQUE (URO) – Bos primigenius













Megatherium americanum













MAMUTE – Mammuthus primigenius













RINOCERONTE-DE-CHIFRE-GRANDE – Elasmotherium sibiricum













RINOCERONTE-LANUDO – Coelodonta antiquatis













CASTOR-GIGANTE – Castoroides ohioensis

















TIGRE-DENTES-DE-SABRE – Smilodon populator













ALCE-GIGANTE – Megaloceros giganteus







sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ciclo de projetos: Brincar para aprender

Matheus Machado Grimão, membro do nosso blog, concretizou seu projeto de paleo arte, que foi apresentado na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ.
O trabalho tem como objetivo fazer ilustração para jogo da memória que levantassem questionamentos a cerca de fatos relevantes da história geológica da vida na Terra.
A técnica utilizada foi mista, com utilização de colagem e acrílica.

Obras:

De quem foi a ideia de sair da água?

























Proporção de animais fósseis.
























Mais uma teoria da extinção?
























Fortes atividades vulcânicas do Período e como isso afeta a biota; a reação dos organismos à atividade geológica.
























Mudanças climáticas e como isso afeta a biota.